
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
terça-feira, 29 de setembro de 2009
Mila Soares - Fadista
Dulce Guimarães - Cantora
Fernando Soares - Fadista

As palavras em cidadania são e deverão ser diferentes das de conteúdo afectivo, para com as pessoas que estimamos. Nem sempre os meus amigos me surpreendem. Mas muitos seres humanos que por esse mundo fora fazem a diferença e surpreendem a Humanidade com o seu exemplo optimista, esses sim, eu gostaria de os ter como amigos. Não me sendo possível essa amizade e proximidade, leio e observo as suas obras em prol da causa pública. Não há seres prefeitos, há, sim, seres que se aperfeiçoam diariamente para servir os outros com justiça, empenho e generosidade, e Manuel Mendes, actual presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana é um desses seres. Quatro mandatos dizem bastante, mas diz-nos muito mais a obra feita. É por esse motivo que eu convido a aceitar servir a Junta de Freguesia num quinto mandato. Terá o meu apoio!
Do “Livro dos Conselhos” extraí esta oportuna reflexão de Confúcio para os meus concidadãos:
“Se podes olhar, vê! Se podes ver, repara!”
(Eu acrescento) Se podes reparar, Vota em Manuel Mendes!
Do cidadão Fernando Soares
Nucha - Cantora
VOTEM EM MANUEL MENDES
Aqui deixo o meu abraço de amizade e carinho Nucha
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Noite Socialista com Sabor a Fado

segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Guilherme Leite/Autor e Actor
Palhaço Croquete
sábado, 19 de setembro de 2009
Rui Moura (Musico)

Nos limites da cristandade, não seria justo privar a população, para e por quem ele tem vivido, de mais uns anos de abdicação de vida pessoal em prol daquilo em que acredita e das pessoas por quem é eleito.
Posto isto, e à semelhança do que aprendi com o Manuel, sinto-me impelido, como se de um dever cívico se tratasse, a dizer ao mundo aquilo que o mundo provavelmente já sabe: O MANUEL É AQUELE SER HUMANO QUE QUEREMOS TER CONOSCO QUANDO ESTAMOS BEM E QUANDO ESTAMOS MAL.
Confesso-vos que me seria muito mais fácil fazer uso da nacional imaginação e verborreia, para plantar a minha indignação ou simplesmente regar com salpicos de maledicência a semi-verticalidade das atitudes de alguém que apenas por ser candidato, tem direito a que lhe vasculhem as intimidades.
A tarefa complica-se quando temos amigos sérios, com ideais, princípios, educação, perseverança, capacidade de trabalho, de liderança, empenho, imparcialidade, em suma, aquilo a que se convenciona chamar UMA PESSOA DE BEM.
É claro que não estou a falar do meu amigo Manuel Mendes, mas do futuro reeleito Presidente da Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana.
Se tivesse mesmo que falar do meu amigo Manuel Mendes, diria, de entre as coisas que se podem mesmo dizer (as outras são aquelas delícias a que só os amigos têm direito), que é um tipo tolerante, dialogante, bom ouvinte, bem-disposto, pouco exuberante, dinâmico, solidário etc.
Como músico que sou defini-lo-ia como “one man band sem show-off”
domingo, 13 de setembro de 2009
Carlos Monjardino reitera o Apoio à Candidatura de Manuel Mendes
sábado, 5 de setembro de 2009
Razões que me levam a recandidatar
Apresento-me as estas eleições autárquicas pelo futuro de São Domingos de Rana, a minha Paixão de sempre, dando continuidade à luta encetada em 1994, pela dignificação, valorização e requalificação desta nossa freguesia.
Ao longo de quatro mandatos, consegui fortalecer os laços existentes entre a comunidade e a Junta de Freguesia, merecendo esta, o respeito e o apreço das inúmeras instituições existentes no território, fruto do trabalho de proximidade desenvolvido com os idosos, os jovens, as minorias étnicas, as escolas, o associativismo, as organizações civis e as empresas, entre outros.
Foi assim no passado, é assim no presente e será assim no futuro.
As dificuldades inerentes à afirmação de uma junta de Freguesia do interior do concelho de Cascais nunca me impediram de ousar implementar, ano após ano, propostas e ideias inovadoras destinadas a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos residentes.
O que torna a vida autárquica aliciante é o “fazer”. Na minha decisão pesou, sobretudo, o desejo de dar continuidade ao ambicioso projecto que iniciei, assim como corresponder às expectativas e apelos de vários quadrantes da sociedade civil.
Paulatinamente, S. Domingos de Rana vai conquistando o seu devido lugar no Município de Cascais. A recente criação de uma terceira paróquia e os inúmeros equipamentos que têm vindo a ser construídos no território constituem um sinal indiscutível de que as forças sociais acreditam no seu potencial, encontrando-se, cada vez mais, atentas à sua evolução.
São estes princípios que me proponho defender, pois considero fundamental continuar a lutar por S. Domingos de Rana e a aprofundar a sua identidade. É este o desafio que proponho a todos os cidadãos.
Em breve, apresentarei o meu programa eleitoral e a equipa que comigo pugnará pelos desígnios de S. Domingos de Rana.

terça-feira, 1 de setembro de 2009
Manuel Mendes, um presidente de rua
quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Era Inverno, mas as mangas estavam arregaçadas na batalha pelas convicções e o bem comum, a rés pública, a defesa do povo anónimo. Ficar amigo do Manel enriqueceu a minha experiência na vida política.
António Manuel Ribeiro
(músico e autor)
O Perfil humano e político de Manuel Mendes
Manuel Mendes é um cidadão com muitas provas dadas ao serviço do regime democrático e dos seus concidadãos. É um homem que vem do povo e que conhece e sente os seus problemas e necessidades. A sua longa acção política foi sempre inspirada por essa preocupação.
Foi um dos fundadores do regime democrático. Eleito, em 1975, para a Assembleia Constituinte, participou na discussão e aprovação do texto constitucional que regula a nossa vida colectiva.
A par dessa exigente actividade bateu-se, nesse ano, como poucos, nas ruas de Lisboa, contra o projecto de um grupo minoritário que pretendia voltar a impor-nos uma nova ditadura. Manuel Mendes contribuiu, de modo significativo, para poupar-nos a essa desastrosa experiência.
Foi, em colaboração comigo, um dos principais organizadores da grande manifestação de 19 de Julho de 1975 que mostrou, sem lugar para dúvidas, que a esmagadora maioria do povo português queria a Democracia e a Liberdade.
Apesar das obrigações que decorriam da sua participação na Assembleia Constituinte, foi sempre, ao longo do ano de 1975, um dos principais organizadores das numerosas manifestações que trouxeram às ruas de Lisboa, por várias vezes, em defesa da Liberdade ameaçada, muitas dezenas de milhares de pessoas. Bateu-se, como poucos, pelos direitos reconquistados do seu povo!
Como Presidente da Freguesia de S. Domingos de Rana mostrou, ao longo dos dezasseis anos em que mereceu a confiança do povo da freguesia, um profundo empenho na solução dos seus problemas e das suas dificuldades. Merece, pois, continuar, a manter o seu apoio.
Votar num homem competente e atento aos interesses da população como tem sido Manuel Mendes é votar no candidato certo.
Edmundo Pedro
(Condecorado com a Ordem Da Liberdade)
domingo, 9 de agosto de 2009
Porquê Manuel Mendes?

Manuel Mendes é homem de provas dadas no seu relacionamento com a população da Freguesia de São Domingos de Rana. Goza da experiência de toda uma vida ao serviço da comunidade, pelo que está fortemente habilitado a compreender os anseios dos residentes.
É, indiscutivelmente, um presidente de proximidade, que privilegia o contacto pessoal com os cidadãos. Assim, e para facilitar o contacto com os fregueses, tem sido desenvolvido um esforço meritório para manter sempre actualizado o portal da Junta de Freguesia, cujo fórum regista uma forte participação. Importa salientar que o serviço informativo prestado à comunidade através da página da autarquia já foi reconhecido a nível nacional.
Quanto ao trabalho desenvolvido no terreno por Manuel Mendes, basta uma breve incursão pela freguesia a que preside, já no seu quarto mandato, para perceber o que tem feito pela sua requalificação, valorização e dignificação.
Entre alguns dos seus feitos à frente dos desígnios da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana, destacam-se:
· Novo Centro de Saúde de São Domingos de Rana (USF São Domingos de Gusmão), projecto desenvolvido desde 1996;
· Criação de um Gabinete de Apoio Psicológico para apoio a jovens nos seus problemas pessoais/sociais, ao nível da junta de freguesia;
· Novo Mercado do Levante, projecto desenvolvido desde 1997;
· Manutenção do projecto da Escola Fixa de Trânsito, como laboratório de experiências que permitem aos mais novos perceber os perigos que correm ao andar nas estradas, incutindo-lhes uma noção de respeito pelos peões que acaba por ser transmitida aos seus pais e avós;
· Construção da Biblioteca Municipal de Cascais – São Domingos de Rana, equipamento proposto em 1997, que constitui um incentivo à leitura, aquisição e transmissão de conhecimentos;
· Piscina Municipal de Abóboda, projecto desenvolvido desde 1998;
· Projecto para a instalação das Forças de Segurança em Abóboda;
· Proposta do Posto Avançado de Bombeiros em Abóboda;
· Projecto de Parque Urbano da Quinta de Rana, concebido em 1999 e actualmente em construção;
· Promoção de Actividades de Tempos Livres durante as férias do verão para os jovens da freguesia.
Podíamos continuar a enumerar iniciativas de sucesso resultantes da profícua relação que Manuel Mendes tem desenvolvido com a comunidade, mas cada um de nós terá, certamente, um exemplo concreto que permitirá exemplificar a sincera preocupação que manifesta pela qualidade de vida da população da freguesia.